terça-feira, 15 de dezembro de 2009

socialmente correcto

Por vezes perdemos o nosso norte por querer fazer tudo bem. Porque foi assim que nos educaram e porque foi assim que a sociedade convencionou como sendo o correcto.

Cada vez penso mais nisto, por força das circunstâncias claro, vivemos numa sociedade profundamente castradora, principalmente para as mulheres, e profundamente machista.

Já percorremos um longo caminho a contrariar esta tendência, mas mesmo assim falta muito para chegarmos à verdadeira igualdade, e não, não pertenço a movimentos feministas.

Somos ensinadas, desde pequenas a ser boas filhas, boas esposas, boas mães, boas amigas, etc... A pensar primeiro em tudo e em todos e só depois em nós.

E claro quando nos passamos dos carretos e achamos que não, não é isto que quero para mim, ficamos assim um bocado perdidas. Porquê?

Porque a sociedade condena, condena as mulheres que procuraram mais da vida, que quiseram mudar.

Olham-nos de lado, apontam, julgam e condenam. Fazem-nos sentir más filhas, más mães, más amigas e más esposas.

Já aos homens tudo é permitido, a sociedade não aponta, não condena, não julga.

Porque à mulher esta reservado o papel de cuidadoras, somos cuidadoras de tudo dos maridos, dos lares, dos filhos, dos pais e dos sogros. Aprendemos desde novas a preocuparmos com um cento de coisas menos connosco.

E quando a vida nos mostra que não, ou nós mesmo decidimos que não, instala-se o medo, o pânico de não conseguir, mas conseguimos porque somos seres muito mais forte do que aquilo que imaginamos.

Porque conseguimos, somos muito capazes, e esta é só a fase do pânico.


Sem comentários:

Enviar um comentário